Development

sfBookPT-brIntroduction (diff)

You must first sign up to be able to contribute.

Changes between Version 12 and Version 13 of sfBookPT-brIntroduction

Show
Ignore:
Author:
hpoyatos (IP: 200.252.229.162)
Timestamp:
07/27/06 20:47:20 (11 years ago)
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • sfBookPT-brIntroduction

    v12 v13  
    1313Um framework inserir conceito de camadas a uma aplicação. Em geral, ele divide aplicações em três camadas: 
    1414 
    15  * A lógica de apresentação trata das interações entre o usuário e o software 
    16  * A lógica de fonte de dados trabalha com o acesso ao banco de dados ou outros provedores de informação (como webservices) 
    17  * A lógica de domínio, ou lógica de negócio, é a porção restante. Ela envolve algoritmos feitos em cima da entrada de dados, manipulação dos dados para apresentação, e disparando rotinas na camada de lógica de fonte de dados de acordo com os comandos recebidos da apresentação. 
     15 * A '''lógica de apresentação''' trata das interações entre o usuário e o software 
     16 * A '''lógica de fonte de dados''' trabalha com o acesso ao banco de dados ou outros provedores de informação (como webservices) 
     17 * A '''lógica de domínio''', ou '''lógica de negócio''', é a porção restante. Ela envolve algoritmos feitos em cima da entrada de dados, manipulação dos dados para apresentação, e disparando rotinas na camada de lógica de fonte de dados de acordo com os comandos recebidos da apresentação. 
    1818 
    1919Frameworks de aplicações Web se propõem a facilitar o desenvolvimento de... aplicações web (websites, Intranets, etc.). Contruir um website dinâmico básico pode ser feito facilmente com as linguagens de programação existentes, e o PHP é conhecido por sua simplicidade e amplamente adotado por isso. Utilizando apenas PHP, você pode realizar consultas em banco de dados, gerenciar cookies de sessão, acessar arquivos em um servidor, etc. Mas quando se é necessário construir um website mais complexo, onde regras de negócio aumentam o volume de código a ser mantido, a necessidade de um framework de aplicações web é justificada. 
    3838O conceito principal do framework symfony é que as tarefas mais comuns são realizadas automaticamente para que o desenvolvedor possa focar-se inteiramente nas especificações da aplicação. Não há necessidade de se reinventar a roda toda vez que uma nova aplicação web é contruída. 
    3939 
    40 Para preencher estes requisitos, symfony foi inteiramente escrito em PHP5. Foi minuciosamente testado em diversos projetos reais, e está sendo utilizado atualmente por websites de e-business de grande escala e demanda. Ele é compatível com a maioria dos banco de dados disponíveis, entre eles: 
     40Para preencher estes requisitos, symfony foi inteiramente escrito em [http://www.php.net/manual/en/migration5.php PHP5]. Foi minuciosamente testado em diversos projetos reais, e está sendo utilizado atualmente por websites de e-business de grande escala e demanda. Ele é compatível com a maioria dos banco de dados disponíveis, entre eles: 
    4141 
    4242 * MySQL 
    4444 * Oracle 
    4545 * Microsoft SQL Server (MSSQL) 
    46  * e qualquer outro banco de dados que possuir um driver Creole 
     46 * e qualquer outro banco de dados que possuir um driver [http://creole.phpdb.org/trac/ Creole] 
    4747 
    4848O modelo de objetos do symfony é baseado em três camadas distintas: 
    6565 * interações AJAX 
    6666 
    67 Adicionalmente, para preencher os requisitos de grandes empresas que possuem suas próprios padrões de codificação e regras de gerenciamento de projetos, symfony pode ser inteiramente reconfigurado utilizando arquivos de configuração YAML. Eles provem por padrão diversos ambientes de desenvolvimento, atendidos plenamente por ferramentas que facilmente realizam as seguintes operações: 
     67Adicionalmente, para preencher os requisitos de grandes empresas que possuem suas próprios padrões de codificação e regras de gerenciamento de projetos, symfony pode ser inteiramente reconfigurado utilizando arquivos de configuração [http://www.yaml.org/ YAML]. Eles provem por padrão diversos ambientes de desenvolvimento, atendidos plenamente por ferramentas que facilmente realizam as seguintes operações: 
    6868 
    6969 * protótipos 
    7878Symfony utiliza alguns fragmentos de código de outros projetos open source: 
    7979 
    80  * Creole, para camada de abstração de banco de dados 
    81  * Propel, para camada de mapeamento objeto-relacional 
    82  * Mojavi, para camada de modelo Model-View-Controller 
     80 * [http://creole.phpdb.org/trac/ Creole], para camada de abstração de banco de dados 
     81 * [http://propel.phpdb.org/trac/ Propel], para camada de mapeamento objeto-relacional 
     82 * [http://www.mojavi.org/ Mojavi], para camada de modelo Model-View-Controller 
    8383 
    8484== Symfony é feito para mim? ==