Development

sfBookPT-brAbout

You must first sign up to be able to contribute.

Sobre o symfony

Symfony é um framework web open-source escrito em PHP5. Baseado nas melhores práticas do desenvolvimento para a web, minuciosamente testado em diversos websites ativos, symfony foi concebido para aumentar a produtividade na criação e manutenção de aplicações web, e substituir codificações repetitivas por poder, controle e prazer.

Se você estiver a procura de um framework Rails/Django-like para projetos PHP com funcionalidades como:

  • templates simples com ajuda (help)
  • gerenciamento de cache
  • suporte à múltiplos ambientes
  • gerenciamento de deployment
  • andaime (estruturamento temporário, scaffolding)
  • formatação de URLs
  • multi-línguas e suporte à localização (I18N)
  • modelagem por objetos e separação MVC
  • suporte à Ajax

... onde todos estes elementos funcionem independendemente juntos, então symfony foi feito para você.

Seu número pequeno de pré-requisitos o faz fácil de instalar em qualquer configuração; você precisa apenas de um ambiente Unix ou Windows com um web server e PHP 5 instalados. Compatível com praticamente qualquer sistema de banco de dados. Adicionalmente, possui um overhead muito pequeno, portanto os benefícios do framework trazem não chegam com um aumento nos custos de hospedagem.

Usar symfony é tão natural e fácil para pessoas que utilizam PHP e design patterns para aplicações Internet que a curva de aprendizado é reduzida para menos que um dia. Seu design limpo e código legível manterão seus atrasos curtos. Desenvolvedores poderão aplicar princípios de desenvolvimento agéis (como DRY, KISS ou filosofia XP), focando na lógica da aplicação e evitando perder tempo escrevendo intermináveis arquivos de configuração XML.

Symfony é focado para contruir aplicações robustas num contexto de grandes corporações. Isso quer dizer que você tem total controle sobre a configuração: dos diretórios estruturais à bibliotecas de terceiros, praticamente tudo pode ser customizado. Para atender plenamente suas diretrizes de desenvolvimento enterprise, symfony é equipado com ferramentais adicionais para ajudá-lo a testar, debugar e documentar seu projeto.

E finalmente mas não menos importante, escolhendo symfony você recebe os benefícios de uma comunidade open-source em atividade. Ele é inteiramente livre e distribuído sob a licença MIT.

Symfony é patrocinado pela Sensio, uma empresa de web Francesa conhecida por suas visões inovadoras em desenvolvimento para a web.